quinta-feira, 11 de novembro de 2010

REVOLTA COM O TRATAMENTO NO HOSPITAL BRIGADEIRO - SP

Sou uma paciente de Anemia Falciforme e me trato no Hospital Brigadeiro há 28 anos. E me revolta saber que após tanto tempo, estamos sendo jogados às traças. O Hospital Brigadeiro, localizado na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 2651, já foi uma referência em Hematologia, atualmente  foi renomeado como Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo Dr Euryclides de Jesus Zerbini, e apesar de ainda manter os atendimentos da Clínica de Hematologia, são marcantes as mudanças neste atendimento. E quem dera elas fossem para melhor. Toda a medicação de alto custo que a nós era oferecida ali, hoje não é mais entregue, como a Hidroxiuréia e oTramal.  O Hospital está sendo administrado pela SPDM, há quase 1 ano, que alegam trazerem melhorias assim que se estabelecerem definitivamente. Quanto tempo mais será preciso é o que me pergunto?! E que melhorias serão essas, que ainda não notamos?! Em um ano, umas quatro ou cinco vezes, meus exames rotineiros demoraram mais do que 30 dias para ficarem prontos e eu tive que ir reclamá-los várias vezes para poder entregar os resultados à minha médica (Hematologista). Sendo que eles sempre ficam prontos em no máximo 15 dias. Isso nunca ocorrerá em 28 anos de atendimento. No último exame de sangue, cheguei às 6:45 da manhã, para fazer coleta somente às 9:00. Podem dizer que em comparação à outros Hospitais Públicos em SP, este tempo é bom. Pois eu digo que comparando ao que eu sempre tive ali, é péssimo. NUNCA esperei mais que 1 hora para uma coleta de sangue.
Toda vez que tenho uma crise, necessito de atendimento urgente, e nunca esperei mais que 30 minutos para o mesmo (e olhem que 30 minutos já é muito quando se chega com muita, e eu afirmo, muita dor). E desde a mudança, já cheguei a esperar 1 hora! A equipe médica alega que é a nova gestão, os funcionários reclamam da falta de mais funcionários e eu reclamo de ambos. O Hospital não possui um Pronto Socorro, e muito menos equipamento, preparo e equipe para atender uma demanda de emergências. E é isso que vem ocorrendo. Se antes o atendimento no SPA (Serviço de Pronto Atendimento) era apenas destinado aos pacientes do Hospital, hoje ele funciona como um Pronto Socorro. Atendendo qualquer emergência que vier. Mas me pergunto, se esta é a idéia da nova gestão, porque não contratam mais funcionários para ampliar o atendimento?! No SPA, temos apenas 1 enfermeiro na sala de medicação, quando no máximo 2, que às vezes tem de atender uns 15 pacientes. Hei de concordar que fica complicado dar um bom atendimento assim. Por novas ordens, quando internamos no SPA, a medicação para dor, TRAMAL, MORFINA, PROFENID, entre outras, não fica mais disponível, tendo sempre que ser bucada pela equipe de acordo com as receitas geradas para os pacientes. O que às vezes, nos deixa horas esperando por tal medicação para aliviar nossas dores. E o erro não está na mudança. Mas sim na falta de mais pessoas na equipe de enfermagem. Pensem, temos em atendimento 1 enfermeiro, se este sair atrás de medicação, como ficam os demais pacientes?! ESPERANDO. É o que fazemos no velho HB. Esperamos que as coisas melhorem pois do jeito que está. Só me revolta. Saber que o que já foi um Centro de Referência Hospitalar, hoje esteja sendo visto como um dos melhores Hospitais de SP em transplantes, enquanto os demais pacientes, que sempre estiveram lá, e tinham um atendimento de primeira, ficam à mercê de um atendimento, no mínimo, precário. Foco no novo, no belo, na estrutura, na arquitetura e equipamentos de primeira, nos transplantes gratuitos oferecidos pelo Estado, enquanto o que deveria ser realmente visto, fica por baixo dos panos. E antes de terminar, digo mais uma. Terça-feira agora, dia 09/11, estava esperando pelo atendimento em consulta, quando uma amiga chega indignada, por ter chegado às 13:00 e ainda não ter sido atendida até às 16:00 devido o seu Prontuário Médico não ter sido entregue ainda...
REVOLTA! Minha total REVOLTA!