quarta-feira, 13 de abril de 2011

ATENDIMENTO MÉDICO E ATESTADOS

Estou desde o dia 29/03 numa crise que se iniciou com tosse, febre e um leve dolorido, se transformou em pneumonia e dores um tanto mais intensas, constantes e fortes. E essas crises álgicas, junto com o tratamento da pneumonia me afastou novamente do trabalho. E é aqui que entra a questão: até que ponto um médico pode negar afastamento para um paciente em tratamento? Porque fiquei do dia 29/03 ao dia 09/04 sem atestado médico que me afastasse da sala de aula. Eu trabalho com crianças. Estava tossindo muito e até tentei retornar, mesmo com a tosse, febre e dor no corpo. Porém até a minha diretora achou estranho que não tivessem me afastado, e por não concordar que eu trabalhasse nesse estado, marcou DESAT e pediu para que eu conversasse com os médicos, explicando que trabalho na educação infantil e estaria expondo às crianças.
Bem, compreendo a dose de boa vontade da diretora e realmente não compreendo o que levam os médicos a negarem as licenças médicas.
Passei por 2 AMAs e fui no hospital onde me trato (antigo Hospital Brigadeiro) e nenhum dos médicos que me atenderam me afastaram. Alegaram que não poderiam fazê-lo, que no máximo me dariam atestado do dia (foi o que 1 fez, pois outro me deu apenas comprovante de horas e um não deu absolutamente nada), e o interessante é que todos concordaram ao me pedir repouso. Então me explica, como alguém que trabalha repousa sem se afastar do trabalho?
Não sei o que ocorre na classe médica, se isto se dá por ordem de superiores, alguma lei ou estatuto... sei lá. Só sei que é complicado precisar de algo e ao pedir o mesmo à única pessoa capaz de fazê-lo, ouvir uma fala do tipo :  NÃO POSSO TE DAR MAIS DO QUE O DIA DE HOJE. Poxa vida, se ele enquanto médico não pode, então a quem recorro? Tenho uma doença crônica e degenerativa, necessito me afastar do trabalho em períodos de crises e não tenho apoio dos médicos para que isso ocorra. Sinceramente, eu me pergunto para que serviram os 8 anos gastos estudando medicina, se após formados não há espaço para mais nada além de seguir protocolos. Se um médico pode me avaliar e tratar da minha saúde, porque ele não pode me ver enquanto ser humano e compreender que minha saúde está ligada à diversos fatores, minha vida social, emocional e profissional por exemplo? Gostaria muito de um dia entrar num consultório médico e não me sentir uma coisa (pois é assim que me sinto), gostaria muito de poder ver os olhos de quem me atende e ser realmente vista. Uma visão holistica na medicina é mais que importante, é o caminho para a qualidade no atendimento. Mas sei que é uma prática distante da realidade. E enquanto isso, a gente vai seguindo assim, torcendo para ser bem atendido e ter sorte em encontrar um médico que se destoe dos padrões e faça a diferença.


Um comentário:

  1. Amiga ale
    Sinto muito toda sua luta!
    Mas se olharmos a desigualdade do mundo vamos pirar porq não tem lógica , simplesmente o mundo é cruel! e hj p viver é preciso coragem!
    M

    ResponderExcluir