quinta-feira, 28 de abril de 2011

A AÇÃO DO FRIO NAS CÉLULAS FALCIFORMES



Ai ai ... vem chegando os dias frios e meu corpo já anuncia : SE CUIDA QUE VEM DOR POR AÍ!
E não é que ela sempre chega, quando o frio aparece. A mínima mudança de temperatura e meu corpo geme, grita, se retorce e contorce e me deixa assim, amuada em casa, reclusa na cama, enrolada ao máximo buscando formas de alívio. E olha que nem sempre estou sentindo muito frio, não, às vezes basta uma simples baixa na temperatura e uma crise se anuncia, mesmo que meu corpo esteja devidamente aquecido.
Ocorre mais ou menos no seguinte esquema: 
Deito bem. Acordo com uma sensação estranha. Lá fora está um tempinho insoso. Nem tanto frio, mas já não há calor. O corpo começa então a reclamar com um leve dolorido. Diante da reclamação, e muitas vezes até antes dela, me aqueço, evito friagem, as mudanças mais bruscas de temperatura, não me exponho, uso de trajes adequados para a situação (entenda por isso, acasalhar-me mesmo que nem esteja sentindo muito frio), ENFIM, SIGO A VELHA ROTINA DO AGASALHE-SE, INGIRA LÍQUIDOS, REPOUSE E TUDO FICARÁ BEM!
Quem me dera fosse tão simples assim! O dia vai passando, as temperaturas vão caindo, eu cada vez mais bem aquecida e a dor aumentando. Aí me pergunto : PRA QUE SERVE O MANUAL DE INSTRUÇÕES SE ELE NÃO FUNCIONA?!
Mas toda calma é boa e eu a tenho em doses superfaturadas. Então, respiro fundo e explico a mim mesma: CALMA ALESSANDRA, VOCÊ SABE QUE É ASSIM MESMO. QUEDAS DE TEMPERATURAS CAUSAM ALTERAÇÕES NAS CÉLULAS SANGUÍNEAS, QUE ACABAM EM CRISES VASO OCLUSIVAS, NECESSITANDO REPOUSO IMEDIATO E ISSO SIGNIFICA MÁXIMA RECLUSÃO PARA EVITAR CRISES PIORES! E como isso me irrita... *&%#$@@!!!!!
Então, nestes dias que em SP o frio teima em estar presente, minhas pernas, costas, braços... enfim, o corpo reclama de dor e exige calor. É assim com todos os pacientes falciformes?... NÃO! Mas numa grande maioria acredito que sim. No fundo não existem pesquisas direcionadas a isso, então não temos parâmetros para análies, mas nas minhas conversas de consultório, percebo sim, que em muitos pacientes essas mudanças bruscas de temperatura atrapalham o andamento da rotina diária e são fatores desencadeantes sim de crises (isso é fato comprovado pela medicina: exposições a mudanças bruscas de temperaturas, principalmente para o frio, desencadeiam crises na Anemia Falciforme).
Bem, o que ocorre científicamente é o seguinte: no frio nosso organismo gasta mais oxigênio para se equilibrar e manter a temperatura do corpo, e este fator faz com que as hemaceas falcizem mais rapidamente, desencadeando as crises vaso oclusivas, a grosso modo é isso aí).
Mas daí, além do frio, vem aquela chateação por estar novamente em crise, por se privar do que gostaria de estar fazendo, por ter que levar uma vida em ritmo diferente das demais pessoas, por ter de se isolar, etc, etc, etc... e digo que nesses etcs, cabem tanta coisa, que acabam também ajudando a crise a piorar  o.O
Me recordo aqui de quando era pequena e não ia às aulas em dias muito frios, ficava em casa,  deitada, até a dor passar. E quando elas melhoravam (porque não sei quanto a você que me lê e também tem AF, mas em mim, as crises em tempo de temperaturas baixas tipo que permanecem sabe, as dores deixam de ser insuportáveis, mas permanecem ali presentes, fininhas e constantes, isso desde pequenina até os dias de hoje), minha mãe me enchia de muitas blusas e assim eu podia sair (meus colegas tiravam a maior onda de mim, dizendo que eu deveria morar no Polo Sul, me chamavam de pinguin, esquisita, encapuzada, etc). E até hoje quando saio na rua sempre ouço algo do tipo: se vier o frio que vc está esperando vamos virar picolé. Porque embora agora seja adulta, tenho tanto medo de ter STA, entre outros eventos que podem ocorrer a quem tem AF, que prefiro a humilhação (e suar como uma porca dentro de várias camadas de blusas, calça, meia calça, etc) do que sofrer com dores intensas.
Mas sério, uma coisa que me chateia mais que as dores neste período de frio, é chegar no SPA e ouvir do médico: VOCÊ AQUI DE NOVO?! AH TÁ CERTO, MUDOU O TEMPO VOCÊS DA AF VEM EM COMBOIO PARA O HOSPITAL. ESSA DOENÇA É FOGO NÉ, QUERO DIZER, É FRIA (kkkk...risos por parte dele sobre a piadinha de mal gosto). Aí vc sai do consultório e chega na enfermaria para ser medicada e a enfermeira lhe pergunta: VC TAMBÉM TEM ANEMIA FALCIFORME?! NOSSA VEIO TODO MUNDO PRA CÁ!
E para onde mais iriamos?... Sim porque eu confesso, adoro sentir dor. Acho o máximo sentir dor no frio e ter que correr para o hospital, aliás, conto as horas para que isso aconteça. Amo chegar no HB, ficar horas esperando para ser atendida. Ouvir o médico me tratar super humanamente, com suas piadinhas tão amistosas e simpáticas. Olhar nos rostos de meus companheiros de luta, amigos de vivência e ver a dor estampada em seus rostos é a parte que mais me alegra. Ouvir seus gritos (compreendendo bem porque o fazem) enquanto mais uma dose de remédio é aplicada e a dor ainda está lá é então o ponto que me causa  felicidade.  Por favor, me poupem: NINGUÉM GOSTA DE HOSPITAL!!! (quem gosta é no mínimo hipocondríaco ou tem problemas). NINGUÉM GOSTA DE SER PICADO VÁRIAS VEZES  NA VEIA!!! (porque se em dias quentes elas já somem, em dias frios então, só com muita sorte para dar certo na primeira). NINGUÉM GOSTA DE SENTIR DOR E MUITO MENOS DE VER A DOR ALHEIA!!! (claro que neste mundo louco deva ter sim quem goste, mas tais pessoas não se enquandram neste texto). NINGUÉM GOSTA DE FICAR INTERNADO!!! (afinal numa internação vc mal dorme, se alimenta com aquela coisa insosa hospitalar que chamam de refeição, toma várias medicações que são necessárias sim, embora fortes, e super doloridas - odeio ser furada mil vezes nas veias - e ainda é tratado como um número de leito com a patologia tal por equipe médica e enfermagem).
Eu só vou ao hospital em última instância, pois prefiro mil vezes minha caminha e os cuidados de mamis, que ter que ser tratada como "objeto", me sentindo um lixo, num centro hospitalar. E hoje só passei pois tinha que fazer exames de sangue, e como a dor aumentou e eu precisava retornar para casa e lá fora estava uma friaca danada, eu necessitava de uma ajudinha médica para aguentar o esforço do percurso. Se eu tivesse com remédio na bolsa, nem tinha passado, mas deixei-os em casa.
Tá, perdi o foco, mas é que estou com dor agorinha mesmo enquanto escrevo. E embora  já tenha tomado remédio, esteja deitada e aquecida,  a dor ainda persiste, momentos mais intensa, momentos mais fraquinha, mas aqui, perturbando as idéias.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ATENDIMENTO MÉDICO E ATESTADOS

Estou desde o dia 29/03 numa crise que se iniciou com tosse, febre e um leve dolorido, se transformou em pneumonia e dores um tanto mais intensas, constantes e fortes. E essas crises álgicas, junto com o tratamento da pneumonia me afastou novamente do trabalho. E é aqui que entra a questão: até que ponto um médico pode negar afastamento para um paciente em tratamento? Porque fiquei do dia 29/03 ao dia 09/04 sem atestado médico que me afastasse da sala de aula. Eu trabalho com crianças. Estava tossindo muito e até tentei retornar, mesmo com a tosse, febre e dor no corpo. Porém até a minha diretora achou estranho que não tivessem me afastado, e por não concordar que eu trabalhasse nesse estado, marcou DESAT e pediu para que eu conversasse com os médicos, explicando que trabalho na educação infantil e estaria expondo às crianças.
Bem, compreendo a dose de boa vontade da diretora e realmente não compreendo o que levam os médicos a negarem as licenças médicas.
Passei por 2 AMAs e fui no hospital onde me trato (antigo Hospital Brigadeiro) e nenhum dos médicos que me atenderam me afastaram. Alegaram que não poderiam fazê-lo, que no máximo me dariam atestado do dia (foi o que 1 fez, pois outro me deu apenas comprovante de horas e um não deu absolutamente nada), e o interessante é que todos concordaram ao me pedir repouso. Então me explica, como alguém que trabalha repousa sem se afastar do trabalho?
Não sei o que ocorre na classe médica, se isto se dá por ordem de superiores, alguma lei ou estatuto... sei lá. Só sei que é complicado precisar de algo e ao pedir o mesmo à única pessoa capaz de fazê-lo, ouvir uma fala do tipo :  NÃO POSSO TE DAR MAIS DO QUE O DIA DE HOJE. Poxa vida, se ele enquanto médico não pode, então a quem recorro? Tenho uma doença crônica e degenerativa, necessito me afastar do trabalho em períodos de crises e não tenho apoio dos médicos para que isso ocorra. Sinceramente, eu me pergunto para que serviram os 8 anos gastos estudando medicina, se após formados não há espaço para mais nada além de seguir protocolos. Se um médico pode me avaliar e tratar da minha saúde, porque ele não pode me ver enquanto ser humano e compreender que minha saúde está ligada à diversos fatores, minha vida social, emocional e profissional por exemplo? Gostaria muito de um dia entrar num consultório médico e não me sentir uma coisa (pois é assim que me sinto), gostaria muito de poder ver os olhos de quem me atende e ser realmente vista. Uma visão holistica na medicina é mais que importante, é o caminho para a qualidade no atendimento. Mas sei que é uma prática distante da realidade. E enquanto isso, a gente vai seguindo assim, torcendo para ser bem atendido e ter sorte em encontrar um médico que se destoe dos padrões e faça a diferença.