segunda-feira, 13 de junho de 2016

Dias frios e as crises de dor

Impossível passar por dias frios sem temer uma crise. O medo meio que ronda os espaços. Fica de soslaio, camuflado, só aguardando uma brecha para se impor, por mais que queiramos que ele fique de fora.
Toda vez que esfria muito penso nos meus amigos/irmãos de meia lua espalhados pelo mundo. Pois só quem tem a patologia compreende a dimensão do que é sentir dor pela mudança climática. Só quem já sentiu na pele compreenderá que nem sempre a dor veio por descuido, por não termos nos agasalhado direito, pela exposição ao frio, etc... e sim que ela veio por puro intrometimento mesmo.
No frio é assim, a dor se intromete em nossas vidas. Chega sem dar motivos ou explicações e vai querendo permanecer.
Atualmente ando bem resistente. Ainda não senti nenhuma dor com essa virada do tempo. E espero não sentir. Quero mais é permanecer em minha resistência física, emocional e psicológica usando-a como barreira para qualquer crise que queira invadir meu espaço.
E torço para que essa barreira seja erguida na vida de cada um que sabe bem o que é conviver com a falciforme.
Mas houve um tempo em que era só começar toda essa mudança climática e eu já estava com dor. Não precisava nem cair muito a temperatura não, com 16 graus minhas pernas já anunciavam uma crise. Aí já viu... a dor vai se espalhando, se alastrando pela coluna e quando menos se espera já está no corpo todo. Isso quando não vinha acompanhada de uma pneumonia. E eu nem precisava sair da cama para ter uma. Sempre achei incrível essa nossa "capacidade" de ficar mal quando tudo o que queremos é estar bem e fazemos de tudo para que nada nos atinja. Você mal sai de casa, se entope de roupas, se hidrata mais para prevenir uma crise, faz todo o procedimento necessário para não adoecer e eis que se surpreende com dor, pneumonia, crise torácica, enfim... essa é a caixinha de surpresa que a Falciforme nos entrega.
Eu tinha uma raiva imensa quando em crise, chegava no hospital para o atendimento e ouvia um clássico: nesse tempo vocês tem que se cuidar mais, para não vir ao hospital. Como se eu não tomasse todos os cuidados possíveis. Deixava até de sair para não ficar mal, e ainda assim, ficava. Uma fala dessas é de matar. Quem é que procura o hospital por querer, quem em sã consciência faria algo assim?! Ouvir que se está com dor por não ter se cuidado (quando tudo o que mais se faz é exatamente se cuidar) é a pior coisa que existe. Então se você convive com alguém que é paciente falciforme, por favor, a menos que você tenha certeza de que essa pessoa não está se cuidando, não lhe diga nunca algo do gênero. Entenda que nem sempre a pessoa pode controlar uma crise, por mais que tente. Entenda que a doença se manifesta diferentemente em cada organismo, que assim como se pode ter mais crises nas mudanças climáticas para o frio, isso é também possível para o calor. Entenda que a pessoa já está angustiada por ter que vivenciar uma crise e não necessita de alguém que lhe culpe por estar numa enfermaria ou em casa sentindo dor.
Nesse frio evitamos ao máximo uma exposição desnecessária às baixas temperaturas, respeite isso. Não é por sermos frescos, nem por termos preguiça, nem por nada além de querer nos privar de sentir dor. Se até pessoas saudáveis tendem a sentir dores ósseas e musculares com o clima muito frio, imagine uma pessoa que tenha um organismo propenso a sentir dor por nada.
E para você, que mesmo tendo todos os cuidados possíveis, se mantendo agasalhada(o) suficientemente, se hidratando bem, e toda a ladainha que já está acostumada(o) a seguir para evitar crises, e ainda assim se vê numa internação, ou em casa, mas com dores, desejo que seja forte para suportar mais essa fase, essa etapa dolorosa da vida. Ela é chata, horrível, nos arrebenta em vários aspectos, mas ela é fase, e há de passar. Pensamento firme e coragem para enfrentar mais essa batalha. Somos guerreiros.



Que o frio passe logo e com ele se vá todo e qualquer penar.

Paz e Luz em seus caminhos, e força sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário