segunda-feira, 20 de junho de 2016

Sobre a falta do Hydrea e o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme



Ontem foi o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme.

Esse dia foi oficializado pela Organização das Nações Unidas - ONU no dia 19 de junho de 2009, com o objetivo de dar visibilidade e reduzir as taxas de morbidade e mortalidade da doença. Que apesar de ter grande incidência na população mundial e principalmente no Brasil, ainda é desconhecida. O dia foi criado, a visibilidade ainda não veio e muito menos a redução da morbidade e mortalidade. Ontem o manifesto foi pela falta de um atendimento adequado, do conhecimento  e despreparo dos profissionais de saúde e principalmente da não distribuição do único fármaco capaz de aumentar a nossa qualidade de vida, que é o Hidroxiureia - Hydrea.
O remédio está em falta nas farmácias de alto custo de todo o Brasil. Em alguns estados já há quase um ano. E enquanto assim permanece, temo um grande aumento no número de crises, internações, complicações e óbito pela falta do mesmo.
É um descaso total. Causa revolta e indignação.
O pior é que mesmo estando em falta na rede pública de saúde, pode ser encontrado à venda nas farmácias por um custo que varia de 190 à 320 reais.
A população que tem falciforme é composta em sua maioria por pessoas sem condições econômicas para arcar com essa despesa.  
Enquanto quem não pode comprar só vê se agravar a sua condição física, o Ministério da Saúde se cala diante das indagações feitas sobre a falta do Hydrea. Ontem a página do mesmo no Facebook teve o maior índice de compartilhamentos (3.486) na postagem sobre o dia, e mais de 170 pessoas comentando e questionando sobre a falta do remédio. E o que houve em resposta foi apenas o silêncio.
Silêncio esse que vem minando nossas forças e aumentando cada dia mais o número de óbitos de quem convive com a Falciforme. Me pergunto até quando?! E espero que um dia a resposta chegue em solução e não apenas argumentos vazios de significado.





(Imagem do Grupo Interação Falciforme)



Nenhum comentário:

Postar um comentário