terça-feira, 5 de outubro de 2010

CRISES NO CORPO - CRISES NA ALMA



As crises na Anemia Falciforme são caracterizadas por dores no corpo, principalmente nas articulações. Estas crises recebem o nome de crise áugica, ou de falcização. Pois é quando as nossas hemáceas falcizadas (em meia lua) se tumultuam na circulação sanguínea. As vezes, além das dores, também acompanham as crises fraqueza e cansaço, devido a anemia em si (baixa da hemoglobina). A intensidade e localização da dor varia muito de paciente em paciente, como de crise para crise, assim como todos os demais sintomas relacionados a AF. Mas uma coisa em comum é como lidar com isso. Sim, meus caros, lidar com as crises é a pior parte de se ter uma doença crônica. Tentar manter-se calmo, extirpar os medos, aguentar as dores, sofrer calada para não trazer sofrimento maior a quem nos ama e nos acompanha nesta luta de vida... tudo isso é algo que exige muito da gente! Afinal, quem consegue o tempo todo equilibrar-se no lado bom da vida, vendo tudo sob um ângulo positivo?!... Dificil na saúde, mais dificil na doença...
Mas muito necessário até para reencontrarmos a luz no fim do túnel, e a vida dentro das crises.
Digamos que ver o lado bom da vida é uma capsula extra das medicações que necessitamos diariamente.
Eu sempre digo que nós somos guerreiros a todos meus amigos que possuem meia lua em si. E o somos!
Este ano passei mais que a metade dele entre hospitalizações e sentindo dores em casa. E não nego, que a tristeza nestes momentos se aproxima e tenta fazer residência dentro da gente, de forma tal que a gente queira isolamento de tudo e de todos. É assim que me sinto às vezes. Com uma forte dor na alma, maior que a dor em meu corpo. Não somente por ser complicado esta inconstância em nossa vida, que oscila entre estar ou não com dor, e a frequência de internações, ausências no trabalho devido às mesmas... mas também por ser complicado olharmos nos olhos de quem tanto amamos e vermos neles o cansaço estampado, a tristeza presente, o medo da perda... e pelos nossos próprios medos. Tem dias que tenho que fazer um esforço enorme para lembrar que detrás de tudo isso, existe uma guerreira em mim que supera e superará cada fase da batalha que travei para viver! E viver da melhor forma possível!
Todos sabemos que emocional abalado traz doenças e complicações e não faz bem nenhum à saúde. Então, eis a maior razão para sempre buscar uma força, uma energia a mais para bem viver! Creio que o conhecimento de si, do que carregas contigo, das forças que regem o universo, do motivo de nossa existência, é a melhor maneira de conseguir seguir em frente sempre. Mesmo quando os pés vacilam, e nem vemos muita luz a nossa frente. Alta estima é a melhor arma contra o desânimo e a fadiga interna. Contra os males da alma, nada melhor que buscar o belo e o bom! Um pouquinho de luz na escuridão das crises.
Iniciei este post, com muita dor nas costas e pernas, a dor ainda permanece aqui. Mas a tristeza e angustia que atormentavam os pensamentos, já deu uma aliviada e me deixou mais leve, para finalmente, conseguir dormir! Ter crise na AF é isso. Aprender que elas estarão conosco, então cabe a nós aprendermos o que fazer com os sentimentos que elas nos causam. Nem sempre será fácil manter-se firme. Mas vacilar, não é cair. E se cair, há que se levantar e seguir em frente!
Que haja em nossos corpos e almas, força, paz e luz para nossas caminhadas!


E necessitamos ser assim mesmo: fortes e guerreiros para andar no meio fio, oscilando em bem estar e mal estar que a constância de sentir dor pode trazer. E doses de alta estima, de bom humor, de aceitação e compreensão do que temos faz toda a diferença, é o que nos faz vencedores diários. Pois cada dia, dormir e acordar bem, para cada meia lua desta terra, é sim uma vitória. E aprendemos desde muito cedo o sabor de cada uma!


2 comentários:

  1. Chorei com esse post... você conseguiu traduzir como nos sentimos. Perfeito

    ResponderExcluir
  2. neste post ñ deu para segurar as lagrimas,estou no memento passando por uma crise de dor sou SS e estou com muita dor,e realmente é assim que estou me sentindo agora.

    ResponderExcluir