segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A DESCOBERTA

Dia 12 de outubro, próximo (uhuuu) farei 32 anos. E 30 de descoberta da Anemia Falciforme.
Minha mãe sofreu muito no dia em que ouviu de um médico : " Mãe, sua filha tem Anemia Falciforme. Uma doença "rara" e incurável. E sinto lhe informar, creio que assim como o seu filho que faleceu a poucos meses, esta criança não terá muito tempo de vida não. Tente não se apegar muito a ela, raramente essas crianças chegam aos cinco anos de vida" - Foi algo neste tom que ela teve que ouvir, quando ainda se recuperava da perda de um filho, e me carregava em seus braços, com dois aninhos de vida, a todos os hospitais possíveis para compreender o porque da sua filha nunca sarar de uma anemia crônica.
E meu caso, infelizmente não é único. Quantos são os pais, que até hoje, ouvem de médicos algo deste tipo. Quando estes deveriam apenas lhe informar sobre a patologia e os possíveis tratamentos para a mesma.
E esta não foi a única vez em que ela teve que ouvir de um médico, que sua filha iria morrer.
Bem, graças aos Céus ela nunca acreditou nisso, e me ensinou a não acreditar também.
Eu aos 13 anos ouvi de uma médica que não deveria me preocupar com festa de debutantes, caso eu pensasse em algo assim, pois crianças com Anemia Falciforme não passam dos 15 anos também. Isso, estando prestes a fazer uma cirurgia de retirada de cálculos biliares ( causado pela anemia falciforme )...
E até hoje me pergunto, o que estes médicos estudam durantes seus longos anos de Medicina. Será que existe uma disciplina entitulada - Metodologia da Desumanidade Médica, onde eles aprendem que antes de lidar com patologias, receituários médicos, etc, eles precisam esquecer que lidam com vidas, pessoas que possuem sentimentos, emoções?
Farei 32 anos, e muita coisa mudou em relação à tratamento, medicação e cuidados a pacientes de Doenças Falciformes. Mas infelizmente, ainda é pouco. Precisamos de maiores mudanças. E o que me entristece, é ver a quantidade que temos de médicos como estes que cito acima, mesmo em dias atuais, com carinhas de 20 e poucos anos, recém formados, que aprenderam bem a tal disciplina da Metodologia da Desumanidade Médica, nos atentendo por aí.

Um comentário:

  1. Alê, parabéns pela iniciativa... Adorei tudo, o título, o jeito de escrever, o link do meu blog ai do ladinho. Engraçado como as nossas histórias são parecidas, todos os meia luas que converso passaram por algo parecido com médicos desenganando nossas vidas, e usando de um certo sarcasmo e de muita desumanidade com nossos pais!
    Por isso que eu luto contra a desinformação, a falta de interesse de tantos setores da nossa sociedade, começando pelos médicos e enfermeiros!
    Beijos querida!!!

    ResponderExcluir